Além de saboroso, o chá de erva doce é um ecelente remédio para a limpeza do aparelho digestivo.
Sabe você termina uma refeição e fica com aquela sensação de desconforto, barriga inchada e com gases? É o momento então de preparar um chá de erva doce para acabar com todas essas sensações. Este chá é também ótimo para os bebês, como? Vamos explicar nas proximas linhas deste texto…
A erva doce é uma planta medicinal reconhecida em todo o mundo por causa de seus benefícios desde muitos anos atrás.
Em alguns lugares ela é conhecida como anis (deve-se cuidar para não confundir com anis constelado) ou funcho. É utilizada como chá para o alívio de muitos sintomas, para aromatização de bebidas, também em perfumarias por sua fragrância.
É uma planta originária do Mediterrâneo e seu cultivo pode ser feito em zona subtropical e de clima temperado.
O chá de erva doce é facilmente encontrado em feiras e mercados, podendo ser encontrado também em capsulas e óleos em farmácias de manipulação e lojas de produtos naturais.
Propriedades
O chá de erva doce tem uma grande quantidade de propriedades benéficas. No meio delas, as principais são: relaxantes, diuréticas, anti-inflamatórias estimulantes, antioxidantes, vermífugas, antiespasmódicas, antifúngicas, antiviral e antirreumáticas.
Ela é também usada como expectorante, porque tem ação antibacteriana.
É composta de nutrientes bastante essenciais como: zinco, fibras, cobre, vitamina A, vitamina C, vitaminas do complexo B, cálcio e ferro.
Benefícios do Chá de erva doce
Por ser rica em muitos nutrientes, podemos concluir que o chá de erva doce tem uma extensa variedade de benefícios. Logo, vamos conhecer as principais vantagens do seu chá:
É um chá eficiente no trato do aparelho digestivo, sendo usado desde os antigos povos egípcios romanos. Esse chá elimina dores intestinais em pacientes portadores de colite.
Aumenta a funcionalidade gástrica e a secreção do ácido gástrico. Alivia sensação de inchaço, gases e distúrbios gastrointestinais. O chá de erva doce é tradicionalmente usado com uma escolha natural para alivar as cólicas dos bebês.
Pesquisa realizada em 2003, publicada pela “Alternative Therapis” (terapia escolha) relata que o chá de erva doce para bebês, teve um resultado positivo de 65% isto para o alívio da cólica nos bebês que fizeram uso dele.
O chá ajuda o bebê a eliminar os gases diminuir os movimentos peristálticos, trazendo conforto e induzindo a um sono também mais tranquilo. É uma erva consagrada pelas nossas vovós e nossas mães há bastante tempo.
Alertamos que o bebê não deve tomar o chá, ainda que seja uma opção natural, sem a orientação do seu pediatra.
O chá de erva doce é muito utilizaso como uma opção caseira para tratar a tosse cronica e a bronquite. Ele ajuda a soltar o catarro que obstrui o sistema respiratório quue está congestionado.
- A halitose (mau hálito) é um problema comum decorrente não apenas de dentes estragasos mas também de complicações digestivas. Com o uso do chá de erva doce seu sistema estomacal se torna mais saudável eliminando ou diminuindo o mauo hálito. Neste caso o chá pode ser usado para fazer gargarejo e enxague bucal.
- Sintomas da menopausa cólicas menstruais
O chá de erva doce é bastante comum para o tratamento da dismenorreia, que são as cólicas do período menstrual. Devido suas propriedades anti-inflamatórias antiespasmódicas, ele age relaxando os músculos uterinos. Apesar disso, ainda regula o ciclos e o fluxo menstrual.
Já na menopausa, elealivia as ondas de calor controlando os níveis de estrogênio.
Por ser uma planta medicinal diurética, o chá de erva doce diminui a retenção de líquidos e isso explica por que ele diminui o inchaço que é resultante deste acúmulo. Elimina este excesso através da urina.
O chá da doce ajuda a diminuir o inchaço, olhos doloridos e infecções. Com o auxílio de um algodão embebidos no chá, aplique nos olhos e deixe por alguns minutos.
A ervva doce é rica ainda em vitaminas e antioxidantes que podem contribuir para a saúde do coração.
Por causa de sua propriedade antioxidante, combate os radicais livres, substância nociva no corpo, que favorecem o aparecimento de doenças como Alzheimer, câncer, derrame, sem falar do envelhecimento precoce.
Efeitos colaterais
Embora não seja comum, efeitos colaterais devido ao uso do chá de erva doce podem sim acontecer. Mesmo sendo uma planta medicinal, seu uso deve ser moderado porque o excesso pode ocasionar algumas reações indesejadas, como vômitos, náuseas, coceiras, erupções na pele e alergias.
Apesar disso, se for usado como recomendado, dificilmente será percebido qualquer tipo de reação.
Contraindicações
O uso do chá de erva doce é contraindicado para portadores de úlcera duodenal, diverticulite, pacientes que fazem reposição de ferro.
O uso do óleo é contraindicado para mulheres com diagnóstico de câncer de mamas e do endométrio.
Mulheres gestantes e no período de lactação também devem evitar o uso, ou faze-lo apenas sob orientação médica.
Como Preparar o Chá de Erva Doce
O preparo do chá de erva doce é bastante fácil para isso, você só precisa de 1 l de agua e 3 colheres de sopa da erva doce.
Ferva a água, coloque a erva doce e desligue o fogo. Tampe o recipiente deixe repousar por 5 minutos. Coe e sirva. Adoce a gosto.
Pronto, agora você já sabe um pouco mais sobre a erva doce, como funciona, seus benefícios e como utilizar para a sua saúde. Aproveite e felicidade!