Chá de Erva Doce →【BENEFÍCIOS E COMO FAZER】

beneficios do cha de erva doce

Além de saboroso, o chá de erva doce é um ecelente remédio para a limpeza do aparelho digestivo.

Sabe você termina uma refeição e fica com aquela sensação de desconforto, barriga inchada e com gases? É o momento então de preparar um chá de erva doce para acabar com todas essas sensações. Este chá é também ótimo para os bebês, como?  Vamos explicar nas proximas linhas deste texto…

A erva doce é uma planta medicinal reconhecida em todo o mundo  por causa de seus benefícios desde muitos anos atrás.

Em alguns lugares ela é conhecida como anis (deve-se cuidar para não confundir com anis constelado) ou funcho. É utilizada como chá para o alívio de muitos sintomas, para aromatização de bebidas, também em perfumarias por sua fragrância.

É uma planta originária do Mediterrâneo e seu cultivo pode ser feito em zona subtropical e de clima temperado.

O chá de erva doce é facilmente encontrado em feiras e mercados, podendo ser encontrado também em capsulas e óleos em farmácias de manipulação e lojas de produtos naturais.

Propriedades

cha-de-erva-doceO chá de erva doce tem uma grande quantidade de propriedades benéficas. No meio delas, as principais são: relaxantes, diuréticas, anti-inflamatórias estimulantes, antioxidantes, vermífugas, antiespasmódicas, antifúngicas, antiviral e antirreumáticas.

Ela é também usada como expectorante, porque tem ação antibacteriana.

É composta de nutrientes bastante essenciais como: zinco, fibras, cobre, vitamina A, vitamina C, vitaminas do complexo B, cálcio e ferro.

Benefícios do Chá de erva doce

erva-docePor ser rica em muitos nutrientes, podemos concluir que o chá de erva doce tem uma extensa variedade de benefícios. Logo, vamos conhecer as principais vantagens do seu chá:

É um chá eficiente no trato do aparelho digestivo, sendo usado desde os antigos povos egípcios romanos. Esse chá elimina dores intestinais em pacientes portadores de colite.

Aumenta a funcionalidade gástrica e a secreção do ácido gástrico. Alivia sensação de inchaço, gases e distúrbios gastrointestinais. O chá de erva doce é tradicionalmente usado com uma escolha natural para alivar as cólicas dos bebês.

Pesquisa realizada em 2003, publicada pela “Alternative Therapis” (terapia escolha) relata que o chá de erva doce para bebês, teve um resultado positivo de 65%  isto para o alívio da cólica nos bebês que fizeram uso dele.

O chá ajuda o bebê a eliminar os gases diminuir os movimentos peristálticos, trazendo conforto e induzindo a um sono também mais tranquilo. É uma erva consagrada pelas nossas vovós e nossas mães há bastante tempo.

Alertamos que o bebê não deve tomar o chá, ainda que seja uma opção natural, sem a orientação do seu pediatra.

O chá de erva doce é muito utilizaso como uma opção caseira para tratar a tosse cronica e a bronquite. Ele ajuda a soltar o catarro que obstrui o sistema respiratório quue está congestionado.

erva-doce-planta-medicinal

  • A halitose (mau hálito) é um problema comum decorrente não apenas de dentes estragasos mas também de complicações digestivas. Com o uso do chá de erva doce seu sistema estomacal se torna mais saudável eliminando ou diminuindo o mauo hálito. Neste caso o chá pode ser usado para fazer gargarejo e enxague bucal.
  • Sintomas da menopausa cólicas menstruais

O chá de erva doce é bastante comum para o tratamento da dismenorreia, que são as cólicas do período menstrual. Devido suas propriedades anti-inflamatórias antiespasmódicas, ele age relaxando os músculos uterinos. Apesar disso, ainda regula o ciclos e o fluxo menstrual.

Já na menopausa, elealivia as ondas de calor controlando os níveis de estrogênio.

Por ser uma  planta medicinal diurética, o chá de erva doce diminui a retenção de líquidos e isso explica por que ele diminui o inchaço que é resultante deste acúmulo. Elimina este excesso através da urina.

O chá da doce ajuda a diminuir o inchaço, olhos doloridos e infecções. Com o auxílio de um algodão embebidos no chá, aplique nos olhos e deixe por alguns minutos.

A ervva doce é rica ainda em vitaminas e antioxidantes que podem contribuir para a saúde do coração.

Por causa de sua propriedade antioxidante, combate os radicais livres, substância nociva no corpo, que favorecem o aparecimento de doenças como Alzheimer, câncer, derrame, sem falar do envelhecimento precoce.

Efeitos colaterais

chá-de-erva-doceEmbora não seja comum, efeitos colaterais devido ao uso do chá de erva doce podem sim acontecer. Mesmo sendo uma planta medicinal, seu uso deve ser moderado porque o excesso pode ocasionar algumas reações indesejadas, como vômitos, náuseas, coceiras, erupções na pele e alergias.

Apesar disso, se for usado como recomendado, dificilmente será percebido qualquer tipo de reação.

Contraindicações

O uso do chá de erva doce é contraindicado para portadores de úlcera duodenal, diverticulite, pacientes que fazem reposição de ferro.

O uso do óleo é contraindicado para mulheres com diagnóstico de câncer de mamas e do endométrio.

Mulheres gestantes e no período de lactação também devem evitar o uso, ou faze-lo apenas sob orientação médica.

Como Preparar o Chá de Erva Doce

como-preparar-o-chá-de-erva-doceO preparo do chá de erva doce é bastante fácil para isso, você só precisa de 1 l de agua e 3 colheres de sopa da erva doce.

Ferva a água, coloque a erva doce e desligue o fogo. Tampe o recipiente deixe repousar por 5 minutos. Coe e sirva. Adoce a gosto.

Pronto, agora você já sabe um pouco mais sobre a erva doce, como funciona, seus benefícios e como utilizar para a sua saúde. Aproveite e felicidade!

Leave a Reply