Como Fazer Xarope de Guaco e Para que Serve

guaco-planta-medicinalCertamente você já ouviu falar sobre as utilidades deste remédio natural, mas será que você sabe como fazer xarope de guaco e para que ele serve? Acompanhe esse post descubra a resposta.

Uma das plantas medicinais mais conhecidas desde antigamente é o Guaco, especialmente o seu uso como chás e xaropes para resfriado, tosse problemas respiratórios, muito comuns no inverno em épocas de tempo mais seco.

Neste post, você verá um poucco mais sobre o Guaco, suas propriedades e para que ele serve, inclusive como fazer o xarope de guaco.

Conheça melhor o Guaco saiba para que serve essa planta medicinal

O Guaco, tem como nome científico Mikania glomerata Spreng, também popularmente conhecida como erva de feitiço, erva de serpente, erva-de-ofídio, guacoliso e guaco de cheiro, dentre outros.

xarope de guaco

Essa erva medicinal originária da América do Sul, pode ser facilmente encontrada no Brasil, particularmente nas regiões Sudeste. Trata-se de uma planta trepadeira lenhosa, com ramos muito robustos, flores pequenas de fragrância suave e prazerosa, semelhante a baunilha, o Guaco é capaz de chegar a uma altura máxima de 3 metros.

Há bastante tempo, essa é usada amplamente no tratamento de diferentes complicações, em especial,do trato respiratório. O Guaco é rico em substâncias expectorantes, broncodilatadoras, antiasmáticas, antissépticas, sudoríferas, cicatrizantes, febrífugos antirreumáticas.

onde-encontrar-o-chá-de-guacoAgora, como chá ou xarope, o guaco pode ser um excelente aliado no combate a questões como resfriados, gripes, tosse, bronquite inúmeras outras doenças respiratórias.

Além disso, o guaco pode ser usado no tratamento de infecções de pele, falta de ar, reumatismo, alergias, febre, irritação na garganta até mesmo crises de rouquidão.

Outro benefício do Guaco, pouco mencionado, é o auxílio para perder peso. Uma vez que essa erva medicinal tem propriedades que promovem a transudação, fazendo com que o corpo elimine o excesso de água, toxinas, bactérias e outras substâncias que promovem o inchaço.

Benefícios do chá ou xarope de Guaco

Para que você conheça as vantagens e benefícios medicinais do guaco,preparamos uma lista, acompanhe:

xarope-caseiro-de-guaco

  • Tratamento de bronquite;
  • Conforto dos sintomas da falta de ar;
  • Tratamento para tosse;
  • Reduz o inchaço;
  • Tratamento da artrite;
  • Melhora das inflamações intestinais;
  • Atua no tratamento de úlceras estomacais
  • Tratamento do reumatismo redução das dores
  • Tratamento de cólicas;
  • Auxílio no combate a complicações nos nervos como dores e queimação;
  • Alívio de eczemas como infecções de pele, alergias, vermelhão entre outros.

Como fazer o xarope de Guaco

xarope-de-guacoA receita mais tradicional é também a mais fácil de ser feita, para ela você precisará somente de:

  • 9 folhas de Guaco
  • 1 xícara (chá) de açúcar
  • 1 litro de agua

Modo de preparo: Em uma panela, preferencialmente antiaderente, em fogo brando coloque o açúcar e deixe caramelizar, mexendo constantemente com finalidade de não queimar. Que o açúcar estiver completamente derretido e com um tom dourado, acrescente a água e as folhas do Guaco e mexa mais para não queimar. deixe essa mistura fervendo até o momento que ela se reduza pela metade.

Normalmente, 20 minutos são suficientes. Retire a mistura do fogo, coe as folhas e armazene em um vidro limpo e esterilizado com álcool. Se preferir, você pode acrecentar um pouco de suco de limão e mel. Veja como fazer passo a passo:

Se você estiver com algum dos problemas para o qual o guaco é indicado, você deve ingerir até 4 colheres (sopa) do xarope por dia. Porém, se você deseja somente se prevenir contra os problemas respiratórios, uma colher (sopa) do xarope ao dia é o suficiente.

Contraindicações do xarope de Guaco

como-fazer-o-chá-de-guacoMesmo se tratando de um remédio caseiro, feito com uma planta medicinal, o xarope de Guaco tem várias contraindicações:

Pessoas que tenham problemas no fígado, ou que estejam fazendo o uso de medicamentos anticoagulantes, pessoas alérgicas à cumarina (principal substância encontrada no guaco) crianças com menos de um ano de vida, não devem fazer uso deste xarope.

Além disso, vale lembrar que, é essencial respeitar a quantidade máxima de uso deste xarope, porque, o excesso dessa mistura pode causar efeitos colaterais como vômitos, diarreia, hemorragias e taquicardia.

Desse modo, antes de usar as folhas de Guaco para preparar o xarope em casa, é fundamental que você converse com seu médico. Caso você não se certifique dos cuidados necessários, essa planta que poderia te ajudar, acabará sendo seu vilão.

Leave a Reply