TANCHAGEM → Saiba para que Serve e Como Fazer o Chá

tanchagemA Tanchagem é uma planta que você certamente já viu e já deve ter usado também para alguma finalidade, porém possívelmente não faz ideis de suas infinitas utilidades. Acompanhe esse post conheça um pouco mais sobre o chá de tanchagem e para que ele serve.

A tanchagem é uma folha fácil de ser encontrada, cultivada e usada em todo o planeta. Ela pode ser usada como emplastros e o seu chá que pode ser ingerido, usado para bochechos, na lavagem de ferimentos e muito mais.

Existem cerca de 158 tipos de tanchagem, entre eles o mais comum no Brasil é o Plantago major L. também chamado como tanchagem-terrestre, carrajá, acatá, grama-de-ovelha, transagem, plantago, tansagem, tranchagem ou trançagem.

tanchagem planta

Neste post, explicaremos mais sobre essa tão poderosa e cheia de princípios ativos, que pode ser usada para o tratamento de muitos problemas de saúde e ferimentos.

Conheça melhor a Tanchagem e suas propriedades

A tanchagem é uma planta medicinal extremamente popular em todo o Brasil, assim como em variados países da Europa, Ásia e América do Sul. Muito utilizada como remédio para resfriados, gripes, dores inflamações na garganta, intestino e útero, seus principais ativos são os flavonoides, a mucilagem e os iridóides.

Além desses princípios ativos, a tanchagem ainda tem propriedades medicinais: adstringentes, analgésicas, antibacterianas, anti-inflamatórias, cicatrizantes, depurativas, descongestionantes, desintoxicantes, digestivas, diuréticas, expectorante, laxante, calmante, sedativos e tônicas.

Para que serve o Chá de Tanchagem?

tanchagem-benefíciosAs folhas dessa medicinal podem ser usadas no tratamento de várias doenças, a começar pelas infecções e problemas respiratórios, assim como fluidificante de secreções, gargarejos para o tratamento de inflamações na boca e na garganta, ainda como remédio para a tosse, tratamento de laringite, amigdalite, faringite, aftas e muito mais.

O chá de tanchagem, entre muitas outras coisas, serve também para o amenizar infecções urinárias, problemas no fígado, espasmos estomacais, acidez, diarréia, elimina líquidos, controle da perda urinária noturna, etc.

Além de ser ingerido para o tratamento de todas estas outras doenças, o chá de tanchagem também pode ser utilizado para uso externo nos casos de tratamento de feridas como por exemplo furúnculos, isto graças à sua poderosa ação cicatrizante, fungicida e anti bactericida.

O chá desta da tanchagem é muito eficiente no tratamento de queimaduras, solares, picadas de insetos ou animais peçonhentos, tratamentos vaginais, hemorragias nasais, conjuntivite,e outras irritações oculares. Rinite, sinusite, falta de ar, bronquite, varizes também são problemas para os quais a tanchagem pode ser a solução.

Como separar as folhas e preparar o Chá de Tanchagem?

chá-de-tanchagemEssa é uma planta muito comum exibe mais de 150 tipos diferentes, desse modo, é preciso estar verificar que há várias semelhanças físicas da tanchagem com algumas outras plantas o que faz com que ela as vezes seja confundida com outras .

A tanchagem é uma erva que pega fácil, assim pode ser encontrada em terrenos, praças, hortas e em mais uma série de lugares. Sua principal característica são as veias nas folhas, que podem chegar ao maximo de sete.

É importante que, ao retirar estas folhas de um lugar público, ou o terreno de outra pessoa, você se certifique que aquele solo não é contaminado, vale a pena se informar também se animais como cães, gatos, cavalos e outros não circulam pelo lugar. em mãos estas informações, basta que você colha as folhas e antes de preparar o chá, lave-as bastante duas ou três vezes ou mais se for necessário.

suco-de-tanchagemA proporção mais comum para o preparo do chá de tanchagem é de duas colheres de sopa da planta para 1 litro de água. Leve ao fogo baixo e deixe até alcançar fervura, desligue o fogo e tampe. Deixe a mistura em infusão por 10 minutos.

Você pode ingerir uma xícara a cada 6/8 horas, dependendo do tipo de tratamento que está fazendo e também o estágio da situação. A mesma receita pode ser feita para bochechos, gargarejos, limpeza de ferimentos, banho de acento e muito mais.

A tanchagem também pode ser consumida crua em forma de salada, ou colocada em alimentos como complemento para seus pratos. No nordeste brasileiro ela é normalmente consumida dessa maneira.

Pomada de Tanchagem e Emplastros

como-usar-tanchagemNo caso de picadas de insetos ou outros animais peçonhentos, existem duas opções de uso da tanchagem. A primeira, e mais recomendada para casos de emergência somente esfregar bem a folha (lavada) e aplicá-la de forma direta sobre a picada. A segunda opção consiste em preparar uma pomada da folha deixá-la na geladeira, ou seja, em um lugar acessível.

Para o preparo da pomada, basta que adicione uma mão de folhas de tanchagem limpas secas em um pote de vidro esterilizado (com água fervente) algumas colheres de óleo de coco. leve em banho maria, e misture suavemente até que dissolva completamente o óleo de coco. Leve essa mistura ao liquidificador e bata bem. Coe a mistura, espere esfriar e depois disso é só acomodar a mistura em potinhos e guardar na geladeira.

Leave a Reply