Insônia – Descubra as Principais Causas e os Tratamentos

Para quem não sabe, a insônia mais é do que uma alteração persistente que afeta de modo adverso a capacidade de um sujeito de adormecer ou de continuar dormindo durante a noite.

como-se-livrar-da-insoniaGeralmente as pessoas que sofrem de insônia costumam sentir muita fadiga já a partir de o início do dia. Aliás, é normal apresentarem alterações de humor, falta de rendimento no trabalho ou nos estudos e muita falta de predisposição para as ocupações do dia a dia.

De uma forma geral, a insônia provoca uma queda bastante significativa na qualidade de vida de uma pessoa que sofre com esse problema.

O fato é que a maior parte dos adultos já passou por uma experiência de insônia em algum momento de sua vida e isso é considerado normal. Além  disso, um problema maior ainda, passam pessoas que sofrem de quadros de insônia crônica, que tem durabilidade por um tempo muito maior do que deveria.

Vale lembrar, porém, que a insônia também deve ser, em alguns casos, um resultado do uso de algum remédio, ou como consequencia de alguma doença.

Então, você sofre de insônia? Se você está interessado nesse assunto, siga lendo e descubra alguns pormenores deste problema. Vamos lá?!

Causas da insônia

Causas da Insônia

Como já foi dito, a insônia pode ser um quadro passageiro, com duração de apenas alguns dias, ou até mesmo crônico, perdurando por bastante tempo. Ela pode ter causas bastante variadas, como veremos a seguir:

Um sujeito está bastante preocupado com complicações de estudos, trabalho, família, saúde entre outros, a sua mente pode acabar querendo manter-se ativa durante a noite. Isso torna o ato de dormir uma coisa extremamente difícil.

Mortes de pessoas próximas, doenças, desunião familiar, desemprego e outros eventos como esses podem provocar um grande estresse e como consequência, o desencadeamento da perda de sono.

Tanto a ansiedade da rotina, quanto os transtornos mais sérios de impaciência podem terminar desencadeando a insônia. Além disso, pessoas que se preocupam com o tempo que terão para dormir, também podem desenvolver um painel de insônia com mas facilidade.

como-acabar-com-insoniaPessoas depressivas podem apresentar sintomas variados. Se por um lado algumas pessoas tendem a dormir mais que o habitual, outras simplesmente não conseguem pregar os olhos à noite. A insônia é um sintoma comum em pessoas com quadros depressivos. A insônia pode causar dificuldade de respirar e dores crônicas.

Existem várias condições que estão associadas a esse problem, dentre eles dstacamos as seguintes: cancer, artrite, insuficiência cardíaca, doença do refluxo gastroesofágico, doença pulmonar, AVC, doença de Parkinson, doença de Alzheimer distúrbios na tireoide entre outras.

Mudar o horário de trabalho, mudar de casaa, mudanças emocionais, viagens outras mudanças podem acabar alterando o ritmo cardíaco. Como isso ocorre uma alteração que chamamos de “relógio biológico” que causa complicações para adormecer.

A ingestão de cafeína, álcool nicotina podem mudar a função do corpo, influenciando-o também. Bebidas estimulantespor exemplo, podem sustentar o corpo acordado por mas tempo, deixando-o em alerta não consentindo que ele adormeça.

Irregularidades no horário de dormir e despertar, dormir em horários inapropriados, como dormir em locais com muita iluminação e ruídos também podem prejudicar o sono .

Determinados medicamentos podem mudar a capacidade de uma pessoa adormecer ou se manter dormindo. Isso inclui medicamentos para a pressão, antidepressivos, antialérgicos outros, como remédios com cafeína.

A insônia pode acabar se tornando uma coisa mais comum com a chegada da idade. Uma pessoa idosa pode despertar facilmente com ruídos e outras mudanças no quesito emocional.

O fato é que com o passar dos anos, o relógio biológico muda, a pessoa começa a permanecer cansada mas cedo, despertar no meio da noite e muito mais cedo pela manhã.

Comidas pesadas em excesso podem também prejudicar o sono , deixando a apessoa desconfortável, de maneira que não consiga dormir, assim, refeições leves antes de dormir é continuamente o mas indicado.

Tratamento para insônia

causas-da-insôniaO primeiro passo para combater a insônia é promover uma alteração de hábitos relativos ao seu estilo de vida. Você deve também saber como lidar, as causas, que medicamentos podem ou não ser tomado, estresse e outros que já foram citados.

Caso essas medidas não sejam suficientes ou não surtam resultado, é indicado o uso de medicamentos que ajudem a promover o relaxamento do paciente para a reabilitação do sono .

Neste caso, somente o médico é quem deve receitar o medicamento mais indicado para o tratamento da insônia. Isso só deve ser feito após examinar cada caso, que varia de pessoa para pessoa, causa e a urgência.

Pronto, agora você já sabe um pouco mais sobre a insônia, possíveis causas e o tratamento indicado. Agora vamos dormir!

Leave a Reply