Óleo de Copaíba ▷【Para que Serve e 6 Benefícios】

Extraído da árvore de mesmo nome, que é uma árvore extensa de grande porte que é predominante na floresta amazônica, o óleo de copaíba possui também uma extensa variedade de propriedades medicinais benéficas ao corpo.

A verdade é que a natureza é bastante sábia e traz vários ingredientes que podem ser usados a nosso favor, é o que acontece com o óleo de copaíba.

oleo de copaiba planta

Esse óleo já era popularmente utilizado há muito tempo atrás, porém agora a ciência resolveu estuda-lo confirmou seus grandes benefícios.

As pesquisas e estudos realizados mostram que este óleo é mesmo muito  eficiente para a diminuição de processos inflamatórios, ele contribui para a saúde da pele e pode até conceder mas ânimo.

Logo, se você ainda não sabe outras informações sobre ele e deseja saber mais sobre as suas propriedades, benefícios e para que serve, não deixe de ler!

Para que serve o óleo de copaíba

benefícios-do-óleo-de-copaíba Uma das principais propriedades do óleo de copaíba é sua poderosa ação anti-inflamatória. Ele é bastante utilizado para o conforto de dores musculares.

Além disso, seu uso é indicado para:

  • Ajudar no tratamento de problemas de pele, como psoríase, eczema dermatites;
  • Serve como um hidratante para a pele;
  • Atua acelerando a cicatrização;
  • Serve para tratar infecção e esterilizar ferimentos;
  • Diminui a oleosidade da pele
  • Ajuda na expectoração;
  • Contribui para a diminuição da tosse;
  • Ajuda a controlar a pressão arterial;
  • Ajuda a acalmar a mente combater o estresse
  • Reduz as dores e peculiaridades das doenças reumáticas;
  • Atua no tratamento de infecções do trato urinário

Embora ainda não seja comprovado, existem indícios de que o óleo de copaíba também pode ser utilizado no tratamento de alguns tipos de cancer, como por exemplo, o cancer de pele.

Como utilizar o óleo de copaíba

óleo-de-copaibaObviamente, o modo de utilizar depende da objetivo para o qual o óleo de copaíba está sendo usado.

Apesar disso, método mas seguro de administrar esse óleo é aplicando-o de forma direta sobre a pele ou também nos cabelos.

Já a ingestão do óleo de copaíba, que é um óleo de sabor amargo, só deve ser feita sob orientação médica e nas quantidades indicadas.

Na pele, pegue o óleo de copaíba e pingue de 2 a 3 gotas no lugar desejado. Massageie, fazendo movimentos circulares. Essa aplicação deve ser feita uma vez ao dia, durante uma semana.

Caso haja irritação na pele, suspenda o uso desse óleo.

Para o tratamento dos cabelos, o óleo de copaíba atua deixando-os mas fortes e recuperados,para isto, basta aplicar de 3 a 4 gotas do óleo de copaíba na palma da mão, esfregar uma mão na outra depois aplicar nos fios de cabelo, massageando desde o couro cabeludo até as pontas dos fios.

Faça essa aplicação por mais ou menos 5 minutos diariamente, durante 2 semanas, continuamente logo depois do banho.

Você ainda pode utilizar produtos de beleza que contenham o óleo de copaíba, como sabonetes hidratantes.

Contraindicações

De uma forma por norma geral, ainda que aplicado direito nos cabelos ou na pele, o óleo de copaíba não costuma causar reações. Desse modo, ele não tem contraindicações.

Além disso, se for necessário ingerir o mesmo para chegar aos efeitos desejados, o mas indicado é consultar um médico antes. Apenas o médico poderá prescrever e avaliar a necessidade de o paciente fazer ou não o uso do mesmo, do óleo de copaíba.

Esta regra é também válida para grávidas, gestantes, crianças e pessoas que fazem o uso de algum medicamento de uso contínuo.

Benefícios do óleo de copaíba

benefícios-do-oleo-de-copaíbaO que não faltam são vantagens quando o assunto é esse óleo incrível que possui varias funções, contribuindo positivamente para a saúde. Logo, veja algumas vantagens do óleo de copaíba:

Esta é uma das principais indicações de uso desse poderoso óleo. Devido à sua extensa propriedade anti bactericida e anti-inflamatória, ele é altamente recomendado. Além de nutrir a pele ele também contribui para a melhora da pele quando passa por picadas de insetos ou outros problemas de pele relacionados.

Para hidratar o rosto é só massageá-lo com pedaço de lgodão com o óleo de copaíba. Este ainda ajuda a suavizar rugas marcas de expressão.

óleo-de-copaíba-para-que-serveO óleo de copaíba tem ação que funciona como relaxante muscular e também ação analgésica para dores articulares se aplicado de forma direta sobre a pele.

Também pode ser usado em tratamentos para fibromialgia, gota, artrite até lesões esportivas. Também:

  • Tratamento de doenças respiratórias

Com ação expectorante,o óleo de copaíba no relaxamento dos musculos expiratórios desobstruindo dos alvéolos pulmonares. Deste modo pode ser utilizado no tratamento de bronquite, falta de ar, pneumonia, pigarros, sinusite, rinite entre outros.

  • Bactericida anti-inflamatório

Sem questionamento essa é uma das propriedades mas requisitadas do óleo de copaíba.

Pesquisas apontam que esse óleo carrega um elevado teor de betacariofileno. Esse componente também é encontrado na pimenta-do-reino, no orégano, no manjericão e no alecrim.

copaíbaPor sua vez, essa substância poderosa ajuda a bloquear a ação de organismos nocivos, como bactérias, germes, vírus outros agentes patogênicos.

O óleo de copaíba também contribui para acalmar o sistema nervoso. É justamente desse modo que esse óleo é bastante utilizado na aromaterapia, evitando mudanças de humor e diminuindo a impaciência e o estresse.

O óleo de copaíba possui o poder de controlar a continência urinária, podendo contribuir assim, para a exclusão de toxinas, a retenção de líquidos e o inchaço.

Com essa propriedade, ele se torna favorável ao controle da pressão arterial, sendo utilizado de uma forma natural, é claro.

Ingerir esse óleo também é bom para os tratamentos de infecções do sistema urinário, assim como a uretrite a cistite.

Pronto, agora você já sabe algumas informações a mais sobre o óleo de copaíba, seus benefícios, como utilizar como conseguir suas propriedades medicinais, você deve usá-lo para auxiliar a cuidar qualquer impecilho de saúde que você possui.

Leave a Reply