Repelente Caseiro Para o Corpo [ Vantagens e Como Funciona ]

repelente-sprayEm dias de sol ou em dias de chuva, os insetos estão constantemente tentando encontrar um jeito para invadir nossas moradias. A temperatura sobe e parece ainda pior, e nessas horas, um bom repelente caseiro pode ser a solução.

Estas pestinhas podem até parecer inofensivas, porém alguns de são agentes responsáveis por doenças graves como a chikungunya, zika vírus e a mais comum delas, a dengue.

Se de antemão sempre nos preocupamos em nos defendermos dos insetos e agora é extremamente essencial mantermos os cuidados básicos para nossa proteção, talvez até com mais intensidade qie antigamente.

O mercado hoje oferece diversas opções de repelentes e as indústrias estão mas comprometidas em diminuir os componentes químicos que são intensamente tóxicos. Contudo o uso das inseticidas ainda é considerado prejudicial tanto à para a saúde quanto para o meio ambiente.

Então, você que descobrir algo mais sobre repelentes caseiros? Não deixe de ler este texto. Aqui estarão várias informações que talvez você não saiba.

Como funcionam os repelentes?

Os repelentes que são feitos para passar no corpo, são exclusivamente feitos para evitar a aproximação de insetos à nossa pele. Eles possuem uma substância química chamada DEET, que possui esta função impedir a aproximação.

repelente-caseiroO uso continuo desta substância pode provocar irritação na pele. A ANVISA mesmo determina que esta substância química não exceda a 30% do total da solução.

Outro ponto de vista  sobre os repelentes químicos é que os insetos acabam adquirindo resistência, tornando-o ineficaz, assim desenvolvendo a necessidade de utilizar repelentes com componentes ainda mais fortes.

Benefícios do repelente caseiro

Diante das informações sobre o uso de repelentes que utilizam substâncias químicas, fazer o seu repelente utilizando produtos medicinais caseiros é uma forma de proteger sua família do ataque dos insetos.

A própria natureza oferece uma enorme variedade de substâncias que são bastante eficientes contra diversos tipos de insetos, por exemplo barata, mosquitos, moscas, formigas.

A verdade é que quando falamos de repelentes não estamos falando da aproximação dos insetos apenas à pele, mas à nossa casa em geral.

Existem muitas receitas de repelente caseiro que podem ser usados por idosos, gestantes e crianças, com produtos comuns que você encontra na sua casa mesmo.

Tipos de repelentes caseiros

casca-de-laranjaCom a facilidade de multiplicação do mosquito Aedes Aegypit, os cuidados com os insetos têm que ser dobrados.

Os repelentes naturais caseiros podem ser feitos de diversas maneiras: produtos de limpeza, aromatizantes em spray para o corpo, aparelhos elétricos, entre outros.

Dito isso, vamos conhecer agora um pouco mais sobre os repelentes caseiros:

  1. Repelente caseiro para limpeza geral

Para a limpeza, varios produtos podem ser usados in natua mesmo. Por exemplo a maça. Você pode ferver uma maça como se fosse fazer um chá e depois misturar na agua que vai fazer a limpeza normal da casa. Tenha zelo para não ficar muito forte, para não atrair os insetos, fazendo efeito contrário do esperado.

Outra interessante opção: Faça uma mistura de 3 colheres (chá) de chá de  crisântemo com 1 copo de álcool de cereais. Essa mistura deve ser diluída em um balde com agua para passar no piso. Ela também pode ser usada em spray sendo borrifada em qualquer lugar que tenha possibilidade de infestação de mosquitos ou outros insetos.

Outro repelente que o mundo inteiro possui em casa é o vinagre. Devido ao seu odor ácido, o vinagre repele os insetos, além de eliminar fungos, bactérias e germes. Para isso, coloque 2 copos de vinagre em um balde com agua passe o pano normalmente no piso e também nos móveis, com um tecido umedecido na mistura.

2.Repelente caseiro para o corpo

repelentes-naturaisNuma garrafa limpa faça uma mistura 500 ml de álcool e 2 colheres de cravo da índia. Deixe em infusão por pelo menos 10 dias.

Neste tempo, agite algumas vezes a garrafa com finalidade de a mistura ficar bastante concentrada.

Depois dos 10 dias, coe a mistura, acrescente 100 ml de óleo de amêndoa e coloque no borrifador e já está pronto para uso. Aplique nas partes expostas do corpo.

3.Repelente caseiro para aparelhos elétricos

Sabe aqueles aparelhos elétricos que você compra e vem com uma pastilha? Você pode substituir a pastilhas por casca de limão ou laranja, por exemplo.

Para isso, corte a casca da laranja do tamanho da pastilha que será substituída e insira no lugar do refil. Ao colocar na tomada aquecer a casca vai liberar o ácido cítrico que repele os insetos.

4.Repelente caseiro em forma de plantas

Se você tem em casa alguns produtos naturais. Algumas plantasfuncionam muito bem como repelente de insetos e você poderá cultiva-las na sua casa. É o caso da Citronela,  da hortelã que é também eficiente para as formigas, o Manjericão e o Crisântemo (eficaz para repelir percevejos, pulgas e baratas).

5.Repelente caseiro para crianças.

Leave a Reply