Sintomas da Depressão – Saiba Como Diagnosticar e o Que Fazer

a-depressão-é-uma-doençaOs sintomas da depressão devem continuamente ser observados com atenção, afinal esse é um problema severo e muito comum nos dias de hoje. Aliás, é constantemente essencial lembrar que a tristeza existe sim é uma coisa normal, porém estar triste não significa estar em depressão.

A tristeza normalmente é gerada por algum fator repugnante, decepção ou outras situações que podem ser mesmo bastante incômodas.

A depressão, por sua vez, é uma doença que muda o humor da pessoa, gerando uma sensação de tristeza profunda, desestruturando. É uma tristeza que n]ao passa, é persistente. Pode ela ser caracterizada como um sentimento que ultrapassa 15 dias sem possuir um motivo justo para o que esta acontecendo.

Mais do que isso, a depressão pode produzir sintomas físicos, afetando o corpo de modo negativo.

Por ser um impecilho fechado e grave, é essencial saber dobre os sintomas da depressão para conseguir ajudar alguém que esteja passando por esta situação.

O que é depressão

diagnóstico-de-depressãoHá pouco tempo atrás, depressão era considerada como frescura ou vontade de chamar a atenção. Nada obstante, com o passar dos anos a realização de estudos pesquisas, foram constatado que a depressão é sim uma doença à nível físico.

Ela é caracterizada pela ocorrência de desequilíbrios químicos nos neurotransmissores cerebrais. Acontece é que são eles os responsáveis pelo transporte de informações do cérebro humano, até a sensação de tranquilidade, prazer e bem-estar.

Dessa maneira, o estado depressivo irá afetar de maneira direta, os neurotransmissores da dopamina, serotonina, melatonina e noradrenalina, que são os responsáveis por esses sentimentos.

Com um desequilíbrio químico acontecendo, diversas funções do corpo podem desencadear respostas. Como consequência de disso é o que chamamos de sintomas da depressão.

Quais são os sintomas da depressão?

sintomas-de-depressãoComo dito anteriormente, além dos sintomas psicológicos que são bastante conhecidos, a depressão pode  também ocasionar sintomas físicos, que várias vezes são desconhecidos e não sendo relacionados a doença, dificultando o diagnóstico.

Vamos então conhecer os sintomas da depressão:

Falta de disposição e sensação de cansaço

O desinteresse, a falta de vontade para realizar funções que antes eram consideradas interessantes prazerosas devem ser considerados  sintomas de depressão.

Além disso, a falta de vontade de trabalhar, de cozinhar, de conviver com a família e amigos também podem se manifestar, normalmente sob o pretexto de estável fadiga.

Profunda tristeza

depressãoObviamente permanecer triste não é sintoma de depressão, mas se isso acontece sem motivo aparente de maneira exagerada, pode indicar depressão. No corpo isso se manifesta no olhar sem fulgor e derrubado, na postura curvada e num rosto triste

Crises de choro, pessimismo exagerado, baixa auto-estima e sentimento de culpa também devem ser considerados. A sensação de inutilidade pode acontecer em determinados momentos também.

Lentidão ou violência

A tristeza profunda deve produzir uma certa neurastenia, que são ataques de fúria e impaciência. Como consequência de disso pode a pessoa manifestar reações como tremores, suor excessivo e palpitação.

Em outros casos, a sensação de cansaço tristeza pode ocasionar lentidão para pensar, e até para falar, principalmente se precisar fazer isso com urgência. Dificauldade para se concentrar e perda de memória também podem ser considerados sintomas da depressão.

Alterações no padrão do no peso

Quem sofrem de depressão deve apresentar quadros de insônia, despertando de madrugada tendo dificuldade para voltar a dormir. Acorda, a sensação é de maito mal-estar e cansaço.

Um outro sintoma da depressão é a perda de peso sem uma razão própria. Já em outros casos, acontece o contrário, pode acontecer um amento de peso devido à ansiedade por comer doces.

Dores no corpo

Noites mal dormidas, mudança de humor e tensão podem fomentar dores de cabeça e também dores no corpo. A sensação de peso nas pernas ou de aperto no peito também é comum acontecer.

Podem ser considerados sintomas da depressão também a queda dos cabelos sem motivo aparente, unhas mas quebradiças, dor no estômago, dores nas pernas, tremores e também vômitos.

Além disso, muitas vezes esses sintomas podem ser efeitos colaterais causados pelos remédio usados para lidar a doença.

Como diagnosticar?

Para ser possível fazer o diagnóstico, o paciente precisa apresentar pelo menos 5 sintomas da depressão em uma lista de 9.

depressão-diagnósticoDe entre eles:

  1. Mau humor
  2. Perda de prazer na realização de atividades
  3. Mudança de peso corporal
  4. Dificuldade para dormir
  5. Desordem  mental ou lentidão de pensamento
  6. Sensação de cansaço contínua
  7. Sensação de inutilidade
  8. Dificuldade de concentração
  9. Pensamentos de morte

Obviamente esses possíveis sintomas da depressão estão bem resumidos na lista. Além deles existem diversos outros cujas interpretações devem ser feitas por um profissional especializado.

Assim, se você acha que está com sintomas de depressão ou conhece alguém que se encaixa neste quadro, a orientação de ouro é procurar por ajuda médica o quanto de antes.

Além disso, se abrir, conversar com pessoas pode ajudar a aliviar os sintomas. Sejam amigos ou familiares, é uma ótima opção para ajudar no processo de tratamento

Pronto, agora você já conhece os sintomas da depressão pode se prevenir e manter-se atento aos sinais do problema, procurando tratamento rápido para ter melhores resultados.

Leave a Reply